Descrição do projeto

Considerado um dos principais polos urbanos, não só de Marrocos mas de todo o norte de África, Rabat apresenta um imenso potencial urbanístico. Os recentes projetos de requalificação da cidade, focada na construção, turismo, indústria e tecnologias são um sinal claro de que algo está a mudar em Rabat.

O novo Master Plan perspetivou uma reorganização dos sete setores estratégicos da cidade por forma a autonomiza-la através da criação de novas infraestruturas. Através das zonas intersticiais, unificámos as intervenções nos diferentes setores, dotando a cidade de parques, jardins, equipamentos desportivos e de lazer, praças e boulevards, pistas cicláveis e pedonais. Potenciou-se desta forma a vivência do espaço público em sociedade, hierarquizando e qualificando a cidade e a sua paisagem.

Rabat é conhecida como a cidade dos funcionários públicos já que todos os ministérios, gabinetes e empresas oficiais do estado estão ali sediados, perfazendo um total de 2,5 milhões de habitantes em toda a província. Tendo estes números e esta realidade como base, o novo Master Plan teve em conta o desenvolvimento de novas áreas urbanas dotadas de equipamentos administrativos, governamentais e financeiros, assim como habitacionais.

O novo Master Plan de Rabat trouxe, assim, uma renovada vitalidade à organização urbana da capital marroquina. O Master Plan de Rabat revelou-se um desafio estimulante a que só a experiência e multidisciplinaridade da A1V2 permitiu dar uma resposta de sucesso, integrando nos mais modernos conceitos de planeamento urbano as referências culturais, patrimoniais e urbanísticas locais.

Downloads
Ficha do Projecto [PDF]