Descrição do projeto

O plano situado a norte de Jeddah abrangeu um território correspondente a 2500 ha e previu a construção de cerca de 61 200 fogos que servirá mais de 360 700 habitantes. Dos fogos mencionados, cerca de 56 300 eram coletivos para servir 338 000 habitantes, 2600 eram moradias unifamiliares para 15 600 habitantes e 2200 fogos estavam localizados em compounds (complexo residencial privado) para uma população de 6900 habitantes.

Foi definido um modelo de desenvolvimento territorial que visava a organização da ocupação e uso do espaço de forma a garantir o desenvolvimento integrado, harmonioso e sustentável e que contribuía para a consolidação da identidade, coesão e unidade do território.

A matriz urbana adotada obedece a uma métrica de 800 m x 800 m, assumida como unidade de vizinhança tipo. Estas unidades tiveram em consideração múltiplas diretrizes de projeto urbano, nomeadamente a localização dos espaços públicos de recreio e lazer e a localização de equipamentos de proximidade (ensino, saúde, religião, segurança, desporto e cultura). A elaboração do plano iria ser construída em parte com recurso a estruturas modulares pré-fabricadas, facilitando e acelerando todo o processo de construção.

Foi promovido um parque habitacional diversificado de habitação unifamiliar, habitação coletiva e habitação em compound com diferentes tipologias de modo a servir vários segmentos de mercado.

A estratégia principal do plano teve como prioridade o fomento de novos polos para a criação de atividades económicas: serviços, comércio e indústria, equilibrando a fixação da população e do emprego de forma a evitar movimentos pendulares com as cidades periféricas. Tendo em vista a crescente evolução económica e social da população, foram identificadas as melhores práticas urbanas e procurámos otimizar um modelo que empreendesse e imprimisse eficácia tanto ao nível do planeamento, como da gestão e manutenção urbana e territorial, indispensáveis para o bem-estar material e espiritual dos cidadãos.

A marca da A1V2 nos Planos de Urbanização encontrou-se no modelo de desenvolvimento territorial proposto, promovendo aspetos como a harmonia e sustentabilidade, aplicando as mais modernas ferramentas e soluções de planeamento urbanístico ajustadas às tradições e referências culturais.

Downloads
Ficha do Projecto – Planos de Urbanização de Jeddah [PDF]