Projetos de Referência

Planos de Urbanização de Jeddah
Permalink Gallery

Plano de Urbanização, Jeddah — Arábia Saudita

Plano de Urbanização, Jeddah — Arábia Saudita

O plano situado a norte de Jeddah abrangeu um território correspondente a 2500 ha e previu a construção de cerca de 61 200 fogos que servirá mais de 360 700 habitantes. Dos fogos mencionados, cerca de 56 300 eram coletivos para servir 338 000 habitantes, 2600 eram moradias unifamiliares para 15 600 habitantes e 2200 fogos estavam localizados em compounds (complexo residencial privado) para uma população de 6900 habitantes.

Foi […]

Requalificação Urbana da Frente Costeira
Permalink

Requalificação Urbana da Frente Costeira de Harhoura — Marrocos

Requalificação Urbana da Frente Costeira de Harhoura — Marrocos

Os principais objetivos inerentes à beneficiação deste troço pressupunham a adoção de soluções que iriam dotar a via com características mais homogéneas. Para tal, procedeu-se à análise do espaço disponível e das  características de cada troço, estudando-se perfis transversais tipo que melhor se adaptavam a cada zona.

Assim, propusemos, onde tal fosse possível, a introdução de vias de bus e de vias para motociclistas aproveitando o espaço disponível pela […]

Requalificação Urbana do Eixo Salé-Kénitra
Permalink Gallery

Requalificação Urbana do Eixo Salé-Kénitra — Marrocos

Requalificação Urbana do Eixo Salé-Kénitra — Marrocos

A proposta para a Route Kénitra (RN1) e áreas adjacentes, numa extensão de aproximadamente 8 km, está divida em cinco zonas de intervenção consecutivas ao longo das quais se pretendeu uma requalificação rodoviária e arquitetónica do espaço urbano.

Na entrada sul da cidade de Salé – Zona 1 – a proposta assentou na potenciação desta vasta área enquanto momento de transição e entrada/saída de Salé. O mote da intervenção passou […]

Master Plan de Rabat
Permalink

Master Plan de Rabat — Marrocos

Master Plan de Rabat — Marrocos

Considerado um dos principais polos urbanos, não só de Marrocos mas de todo o norte de África, Rabat apresenta um imenso potencial urbanístico. Os recentes projetos de requalificação da cidade, focada na construção, turismo, indústria e tecnologias são um sinal claro de que algo está a mudar em Rabat.

O novo Master Plan perspetivou uma reorganização dos sete setores estratégicos da cidade por forma a autonomiza-la através da criação […]

Terminal de Minério do Lobito
Permalink

Terminal de Minério do Lobito — Angola

Terminal de Minério do Lobito — Angola

O terminal será implantado na margem leste da baía do Lobito, entre a fábrica de cimento existente (Secil Lobito) e o futuro porto de refinaria (Sonaref). Este projeto incluiu todos os equipamentos e instalações necessárias para realizar operações portuárias. Esta intervenção abrange ainda a execução de uma plataforma artificial, com materiais provenientes do desmonte da montanha e dragagem do leito da baía. Esta plataforma compreende a construção de uma […]

Reabilitação e ampliação do Porto do Lobito
Permalink

Reabilitação e ampliação do Porto do Lobito — Angola

Reabilitação e ampliação do Porto do Lobito — Angola

O Porto do Lobito é o segundo maior porto de carga de Angola e está localizado numa zona geográfica privilegiada e de enorme potencial. As obras inseriram-se num plano mais vasto de recuperação de infraestruturas que inclui-o a reabilitação do actual Porto do Lobito.

Esta intervenção abrangeu as componentes de pavimentação, recuperação das paredes de cais, aumento da capacidade do parque de contentores e execução de um acesso exclusivo […]

Planos de Urbanização Integrados de Capalanca Reservas Fundiárias do Cacuaco e Luanda Norte — Angola
Permalink

Planos de Urbanização Integrados — Angola

Planos de Urbanização Integrados — Angola

O desenvolvimento dos Planos de Urbanização Integrados inseriu-se numa estrutura territorial emergente, cujo objetivo foi o de promover Luanda como “Cidade Mundial”. Teve a finalidade de conferir à população, um conjunto de fatores de urbanidade essenciais, das quais destacamos: o emprego e dinamização económica; o aumento do parque habitacional; o realojamento da população; uma rede de mobilidade e transportes eficaz; a melhoria dos sistemas de saúde e ensino; uma […]

Rede Ferroviária de Angola
Permalink

Reabilitação da Rede Ferroviária de Angola

Reabilitação da Rede Ferroviária de Angola

A A1V2 encontra-se envolvida no projeto de reabilitação da totalidade da rede ferroviária de Angola numa extensão aproximada de 2700 km. As obras tiveram início em 2007 e têm data prevista de conclusão para 2014. A rede de caminho-de-ferro de Angola é definida por três linhas estruturais:

— Linha de Caminho-de-Ferro de Benguela (entre o Lobito e o Luao, numa extensão total de 1340 […]

Novo Aeroporto Internacional de Angola (NAIA)
Permalink

Novo Aeroporto Internacional de Angola (NAIA)

Novo Aeroporto Internacional de Angola (NAIA)

O Novo Aeroporto Internacional de Angola (NAIA) constituiu uma alternativa ao Aeroporto 4 de  Fevereiro e estava localizado a cerca de 40 km a sudeste de Luanda.

Inserido no contexto adjacente ao plano geral diretor em curso, integrou desde logo, premissas de proximidade às novas implantações urbanas programadas, que se assumem como vetores estratégicos fundamentais na sedimentação territorial deste novo equipamento urbano. Previu-se ainda a […]