Engenharia Rodoviária

Silo de estacionamento El Harrach

Silo de estacionamento El Harrach — Argélia

Silo de estacionamento El Harrach — Argélia

Neste projeto desenvolvemos um silo automóvel como um edifício que assume a sua função em vez de a dissimular, impondo a plasticidade da sua fachada característica baseada em referências locais. Incorporámos e reinterpretámos motivos da cultura local, nomeadamente o rendilhado típico do muxarabi, com a finalidade de imprimir a este edifício, de programa meramente funcional, uma estética contemporânea enraizada no lugar.

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Postos de abastecimento de combustível

Postos de abastecimento de combustível — Angola

Postos de abastecimento de combustível — Angola

O projeto envolveu a conceção de vários postos de abastecimento de combustíveis, criando as melhores condições para o fluxo de tráfego, bem como tentando harmonizar as estações com a sua localização. As soluções que foram idealizados para estes equipamentos contemplaram as várias valências necessárias para a sua utilização eficaz: estações de abastecimento (veículos ligeiros, pesados e motociclos), lojas, instalações sanitárias e armazenamento de consumíveis.

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Avenida João da Cruz

Avenida João da Cruz em Bragança — Portugal

Avenida João da Cruz em Bragança — Portugal

Na renovação da Avenida João da Cruz foi desenvolvido um conceito formal que potenciasse a vivência humana e pedestre da avenida e da praça, maximizando as zonas de circulações e permanência, dando assim um local de prevalência ao peão. No design do espaço usaram-se os elementos mais reconhecíveis da paisagem, de forma metafórica e simbólica, pretendendo-se estreitar a relação do Homem com a paisagem.

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Requalificação urbana da Av. Annakhil em Rabat

Requalificação urbana da Av. Annakhil em Rabat — Marrocos

Requalificação urbana da Av. Annakhil em Rabat — Marrocos

A requalificação da Avenida Annakhil, em Rabat, pretendeu responder aos aspetos de planeamento urbano mais relevantes, tendo como objetivo principal promover bons percursos pedestres públicos ao longo da avenida e ruas limítrofes, reorganizando em simultâneo o fluxo rodoviário. A conceção de mobiliário urbano totalmente personalizado e as diferentes materialidades e estereotomias de pavimento propostas, realçaram as características e valências desta importante avenida.

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Subconcessão Baixo Alentejo

Subconcessão Baixo Alentejo — Portugal

Subconcessão Baixo Alentejo — Portugal

O presente estudo teve como objetivo a elaboração de uma auditoria de segurança aos projetos rodoviários inseridos na Subconcessão do Baixo Alentejo, no que diz respeito aos elementos da geometria de traçado do IP 8, entre Sines e Beja.

Além da plena via, foram estudados os restabelecimentos e um total de cinco nós de ligação: Grândola Sul, Santa Margarida do Sado, Figueira dos Cavaleiros, Ferreira […]

EN 321-1 Soalhões / Baião

EN 321-1 — Soalhões/Baião — Portugal

EN 321-1 — Soalhões/Baião — Portugal

A construção de uma Variante à EN 321-1 entre Baião e Soalhães, situadas respetivamente nos concelhos de Baião e de Marco de Canavezes, surge da necessidade de reduzir o impacte do tráfego da estrada atual no atravessamento de localidades e da necessidade de ligar os dois concelhos a nível regional, assumindo-se como um projeto de reconhecido interesse municipal e público.

A variante apresenta uma extensão […]

IP 2 — Nó do Hospital

IP 2 — Nó do Hospital — Portugal

IP 2 — Nó do Hospital — Portugal

No âmbito do Concurso Público, a A1V2 procedeu ao Projeto de Execução da criação de um nó desnivelado projetado a partir das geometrias existentes do IP 2 e da EN 233.

A intervenção consistiu na criação de ramos de ligação entre aqueles dois eixos viários e na adição de vias de aceleração e abrandamento ao perfil do IP 2, afetas aos diversos ramos. A ligação […]

Zona comercial de Alfragide

Zona comercial de Alfragide — Reformulação da rede viária — Portugal

Zona comercial de Alfragide — Reformulação da rede viária — Portugal

A geração de tráfego inferida pela concentração de grandes equipamentos comerciais e os congestionamentos de trânsito daí decorrentes, impuseram a reformulação de toda a rede viária a eles envolvente, como condição necessária para a instalação do IKEA naquela zona.

Zona de fortes restrições de uso e ocupação do solo, houve necessidade de se intervir em cerca de 1850 m da EN 117 (IEP), alterando o […]

Castro Verde / Almodôvar

A 2 — Castro Verde/Almodôvar — Portugal

A 2 — Castro Verde/Almodôvar — Portugal

O sublanço Castro Verde / Almodôvar, com uma extensão de cerca de 21 km, fez parte integrante do últimos dois troços da autoestrada a serem concluídos, nomeadamente entre Castro Verde e a Via Longitudinal do Algarve (VLA). A conclusão destes troços permitiu uma ligação mais rápida, cómoda e segura para os utentes que se deslocam do norte e centro para o extremo sul do […]

Ciclovia e circuito de manutenção do Fervença

Ciclovia e circuito de manutenção do Fervença — Portugal

Ciclovia e circuito de manutenção do Fervença — Portugal

Pretendeu-se a requalificação da zona pedonal que delimita o Instituto Politécnico de Bragança, requalificando o circuito existente, adaptando-o ao uso que os cidadãos efetivamente lhe conferem e dotando-o de uma nova caracterização formal e estética.

O percurso, na maior parte da sua extensão, de duas vias independentes com características distintas e separadas por um “corredor verde”, foi acompanhado de mobiliário urbano e arranjo paisagístico adequado […]