Centro de Educação e de Prevenção Rodoviária

Incentivar a adoção de comportamentos seguros e reveladores do respeito pelos concidadãos no quadro de uma cultura de segurança rodoviária
Promover as boas práticas em matéria de segurança rodoviária mediante a aquisição de conhecimentos e capacidades, bem como incentivar a adoção de comportamentos e atitudes seguras no trânsito.
  • Localização
  • Benslimane, Marrocos
  • Dono de Obra
  • Direção dos Equipamentos Públicos (Ministério dos Equipamentos, Transportes e Logística de Marrocos)
  • Empresa
  • A1V2 – Engenharia Civil e Arquitectura, Lda.
  • Projeto
  • 2016
  • Obra
  • N.a.
  • Custo de construção
  • 1 800 000 EUR
  • Concurso
  • Concurso Público
  • Área
  • 2670 m2
  • Descrição
  • O projeto para o Centro de Educação e de Prevenção Rodoviária abrangeu o desenvolvimento da proposta de organização do programa funcional pretendido em edifícios autónomos, bem como a implantação destes na área de intervenção, visando a sua adequada articulação e enquadramento com a pista adjacente destinada à realização de exercícios de condução. Da análise e agrupamento das unidades funcionais a implementar, propôs-se a concretização de três edifícios: O Bloco Pedagógico, que consiste no bloco de maiores
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  • dimensões, onde se localizam os principais espaços — Receção, Sala de Conferências, Salas de Formação Teórica e Gabinetes Administrativos — e serve o maior número de utilizadores; o Bloco de Oficinas, que concentra as Áreas Oficinais e de Formação Prática; e o Bloco Técnico, de menores dimensões e acesso restrito, que acolhe as Áreas de Apoio ao Funcionamento do Centro. O conceito formal que orientou a conceção arquitetónica teve como objetivo a concretização de edifícios com uma imagem moderna e atrativa, diferenciada em função da natureza funcional de cada um e do seu
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  • contexto no Centro, mas todos contribuindo para um conjunto coerente e harmonioso. Pelas suas dimensões, localização e visibilidade, o Bloco Pedagógico assume-se como o edifício principal do complexo, cuja solução formal o destaca como edifício de acolhimento ao público. Integrado neste bloco, o volume da Sala de Conferências distingue-se pelo tratamento particular das fachadas, cujo motivo plástico dinâmico adotado resulta do jogo de sobreposição de perfis de sinais de trânsito, uma referência subtil à natureza programática do edifício.
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