PORTANORTE

Parque de lazer e recreio
  • Descrição
  • O empreendimento PortaNorte foi enquadrado numa zona periférica à malha urbana, de características rurais que se adaptaram perfeitamente à implantação deste parque recreativo. As temáticas da Natureza, da Tradição, da Educação, do Lazer e do Desporto foram desenvolvidas e implantadas ao longo do parque, estando interligadas por redes de percursos pedonais e temáticos. Ao longo de todo o complexo, a temática da Natureza foi desenvolvida numa proposta arquitetónica intimamente ligada com a morfologia do terreno, potenciando as relações que aí se estabelecem.
  •  
  • Por isso, optámos por edificar quase exclusivamente a zona da Praça Central e do Planetário, dando uma imagem bastante natural e até mesmo típica da região. Criámos uma superfície muito movimentada e ondulante, acompanhando os acentuados declives do terreno, com um suporte para a plantação de diversas espécies da região, dando a conhecer, assim, a zona norte de Portugal. Os objetivos definidos para este parque prenderam-se com a vontade de criar um espaço com a identidade própria desta rica região de Portugal, espelho dos principais
  •  
  • recursos patrimoniais do Alto Douro e da Terra Fria Transmontana — um lugar onde se dessem a conhecer os costumes, a gastronomia, os elementos etnográficos, os recursos patrimoniais, o carácter fronteiriço, entre outros, ou seja, que tivesse em conta toda a estrutura sociodemográfica do território. Este parque teve como premissa orientadora a criação de um espaço multifuncional amplamente naturalizado, orgânico e temático, sendo o objetivo da A1V2 preservar as características paisagísticas originais, integrando e articulando harmoniosamente os novos espaços e edifícios propostos.